terça-feira, 15 de maio de 2007

CANTEIRO


Desta vez, num dos meus canteiros, podem ver e ler uma foto que tirei num horto, acompanhada de um belo pensamento do poeta William Shakespeare. O nome em latim desta planta é Strelitzia reginae. A estrelícia, originária da África do Sul, também é conhecida por “ave-do-paraíso”, por assemelhar-se a uma ave.
Esta planta, no seu conjunto, produz um efeito exótico muito elegante e extremamente belo. Gosta de claridade e deve ser cultivada, preferencialmente, no exterior, em climas quentes, subtropicais e mediterrânicos. Podemos encontrá-la durante todo o ano no jardim.
A estrelícia, para sobreviver, não deve enfrentar temperaturas inferiores a cinco graus centígrados; para florescer, necessita de temperaturas superiores a 10 graus, com irrigações moderadas durante todo o ano. Como resiste bem aos ventos, é utilizada também para embelezar os jardins das zonas costeiras.
Para além de possuir cores incríveis, aguenta-se bem depois de colhida. Tornou-se o símbolo da cidade de Los Angeles e o beija-flor adora-a.As estrelícias são flores indicadas para ornamentar grandes eventos. O nome “Strelitzia”, caso não saibam, é uma homenagem a Charlotte Sophia, duquesa de Mecklembourg-strelitz, esposa de George III, rei de Inglaterra.

4 comentários:

Fernando Pinto disse...

Para além de ficarmos a saber muitas coisas sobre esta flor, adorei a tua foto e a frase que a acompanha.

Beijinhos, do teu FM.

Espaços abertos.. disse...

Cada vez mais belo o teu jardim,com ligeiro toque a exótico.

Adoro estrelícias,tens muito bom gosto.
Bjs Zita

Flôr disse...

Gostei muito deste canteiro.
É uma flor de que gosto bastante e que fiquei a conhecer muito melhor.

A foto está linda.

Beijinho

Entre linhas disse...

Amiguinha só hoje me foi possível respondr ao "meme",porque só folgo nestes diasde resto é sempre a correr,espero que gostes e opinia porque é assim que se consroí uma melhor qualidade.
Bjs Zita