quarta-feira, 2 de maio de 2007

ESCADARIA


Neste meu segundo “post”, depois de ter aberto os portões do meu “Jardim de Sonho” ao mundo, vou falar-vos de uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo: dos Jardins Suspensos da Babilónia.
Desçam a minha “Escadaria” (um dos sete temas que vão poder ler no meu blogue) para ficarem a conhecer uma lenda, de um paraíso terrestre, que se erguia no deserto. Os Jardins Suspensos da Babilónia eram também conhecidos por “Pirâmide Verde”, porque lá existiam plantas exóticas e flores que caíam sobre o terraço, como se fossem quedas de água; abundavam ciprestes e palmeiras, para dar sombra a quem quisesse passear nos belos jardins, bem como plantas e flores aromáticas.
Esta maravilha foi mandada construir no séc. IX a. C., por ordem de Nabucodonosor II, por amor à sua esposa Amitis que sentia falta da paisagem verdejante do seu país, que ficava nas montanhas.
Muitas eram as pessoas que visitavam estes jardins, devido à sua beleza e encanto. Sabiam que estes tinham entre 25 e 100 metros de altura?
A cidade de Babilónia ficava situada nas margens do rio Eufrates, a 160 km a sudeste de Bagdade (no actual Iraque), rio de onde era retirada a água que regava todo este paraíso, através de uma rede de canos escondidos que iam dar ao terraço. Foi também nomeada capital do império asiático, em 331 a. C., por Alexandre “O Grande”.

Na foto que vos deixo, a sépia, podem ver uma escadaria em madeira que fotografei perto da igreja de Santa Clara, em Santarém (minha terra natal).
Voltem sempre ao meu “Jardim de Sonho”, porque irão encontrar aqui os aromas e perfumes do meu dia a dia, e do meu dia-a-dia.

1 comentário:

Fernando Pinto disse...

Adorei a tua foto a sépia e também as curiosidades que nos deste a ler sobre a 3.ª maravilha do mundo antigo. O teu «Jardim de Sonho" está a ficar muito bonito... Começa a ganhar forma, alma! Fico à espera de outro "post" plantado por ti.

Beijinhos doces,
flor da minha vida.
Teu FM