sexta-feira, 18 de maio de 2007

BANCO DE JARDIM

Sentem-se a descansar um pouco num dos meus bancos de jardim, para que vos conte a história de um lugar precioso: refiro-me ao Jardim das Hespérides. Segundo a mitologia grega, situava-se no monte Atlas e as Hespérides (“ninfas do poente” ou “filhas do entardecer”) eram as virgens que guardavam as maçãs de ouro (pomos). A ajudá-las a proteger esta árvore estava um dragão (ou uma serpente, conforme as versões).
O “Jardim das Hespérides” apareceu também no caminho de um herói, no 11º. Trabalho de Hércules, que fora incumbido de trazer algumas destas maçãs a Eristeu. Hércules conseguiu tal feito apenas com a ajuda de Atlas, cujos pomos lhe foram entregues pelas suas filhas, as ditas deusas. Hércules agradeceu a ajuda e deixou-o como o tinha encontrado: com o globo às costas. Mais tarde, estes frutos preciosos foram devolvidos a Atena, que os voltou a colocar na respectiva árvore. Para além de Hércules, só Perseu conseguiu o feito de visitar este jardim.
Vocês, é claro, não precisam de fazer muito esforço para entrar no meu “Jardim de Sonho”. Basta que tragam um sorriso em forma de palavra. Voltem sempre! Deixo-vos aqui uma foto que tirei no jardim D. Carlos I, nas Caldas da Rainha. Para quem não conhece e possa visitá-lo aconselho a visitarem o Museu José Malhoa, que fica no interior deste pequeno paraíso.
Beijinhos da vossa anfitriã. Bom fim-de-semana!


7 comentários:

Espaços abertos.. disse...

Magmífico jardim onde as flores passeiam de mãos dadas com os pássaros.
Lindo registo do tempo minha amiga.
Bom fim de semana
Bjs Zita

Eduardo Leal disse...

Olá!
Não tinha agradecido ainda a visita no "www.anossapena.blogspot.com"

Gostei de passar por aqui (e até aprendi umas coisas interessantes sobre a minha estrelícia - que teimam em não florescer.

Obrigado

Anónimo disse...

Gostei da forma como expões as tuas ideias... os teus pensamentos, carregados de sentimentos... como peças de puzzle... que se encaixam na perfeição...

Quintal de Memórias


Parabens... está muito bom

david santos disse...

É mesmo um jardim de sonho. A nossa amiga "entre linhas2 tem razão. Parabéns.

Flôr disse...

Gosto muito deste jardim.

A tua foto está muito boa.

Boa semana.

Beijinho

Entre linhas disse...

Passei por aqui para te deixar um beijinho e te desejar um óptimo fim de semana
Bjs Zita

Fernando Pinto disse...

Esta tua fotografia voeja no nosso espírito! Adorei este teu voejar fotográfico!

Beijinhos de quem bate palmas para que o esvoaçar das aves fique registado no teu olhar...

FM